Se está querendo elevar o nível da sua cozinha, provavelmente já se perguntou: qual o melhor cooktop de indução para comprar? Isso porque este equipamento ganhou muito espaço no mercado, principalmente por conta da sua eficiência, segurança e design moderno.
Neste artigo, iremos ajudar a responder essa pergunta, te apresentando uma análise detalhada e imparcial das melhores opções do mercado em 2024.
Nossa Recomendação
🏅Philco PCT40P
Nossa indicação é o Philco PCT40P, sendo um dos mais vendidos no mercado e que tem um ótimo custo X benefício.
Ele apresenta 9 níveis de potência e aquece as panelas e frigideiras de uma forma muito eficiente. Dificilmente você vai precisar usá-lo no nível superior ao 6. No teste que fizemos, ferveu um canecão com 1 litro de água em aproximadamente 40 segundos.
Melhores cooktops de indução
- Melhor opção: Philco PCT40P
- Maiores níveis de potência: Electrolux IE60P
- Melhor custo X benefício: Mueller MCI014BG1
- Melhor cooktop indução 2 bocas: Oster OTOP202
- Melhor cooktop indução 1 boca: Britânia BCT01P
- Modelo para famílias grandes: Midea CYB40P2
- Opção com 110V: Cadence FOG601
Cooktop de Indução Philco PCT40P
Começamos nosso guia com o modelo da Philco PCT40P, sendo um dos mais vendidos no mercado e que tem um ótimo custo X benefício.
Ele apresenta 9 níveis de potência e aquece as panelas e frigideiras de uma forma muito eficiente. Dificilmente você vai precisar usá-lo no nível superior ao 6. No teste que fizemos, ferveu um canecão com 1 litro de água em aproximadamente 40 segundos.
Mas caso você esteja com pressa ou precise de mais potência, ele também tem a função turbo que gera um aquecimento ainda mais forte. O lado negativo é que ele só pode ser usado em uma das bocas verticais por vez.
O manual é bem explicado e detalhado, mas recomendamos que a instalação seja feita por um especialista, pois existem alguns detalhes que precisam de um cuidado especial, como a fiação e o disjuntor específico.
No quesito segurança, ele é capaz de reconhecer panelas que não são próprias para cooktop de indução, evitando danificar o equipamento. Além disso, um ponto que gostamos no teste foi a trava de segurança, que ao ser ativada evita mudanças acidentais (item muito importante pra quem tem crianças em casa).
Por fim, um fator de comodidade é o timer programável de até 99 minutos, que pode facilitar a nossa vida na cozinha em preparos mais longos.
Características Técnicas
- Queimadores: 4
- Níveis de potência: 9
- Potência: Entre 1500 e 2000 W
- Tamanho: 59 x 52 x 5,6 cm (LxPxA)
- Tamanho das panelas: menor de 16 cm / maior de 21 cm
- Peso: 8,5 kg
- Garantia: 3 meses
- Voltagem: 220V
Cooktop de Indução Electrolux IE60P
Nossa próxima recomendação também é um cooktop de 4 zonas, mas agora o modelo IE60P da Electrolux, que também é campeão de vendas e de reviews positivas.
Bem, começando com a instalação, ela não é simples, como todos os cooktops de indução com mais de 4 bocas. Apesar da assistência da Electrolux dar o suporte para instalá-lo, você precisa deixar a infra pronta, com um disjuntor de 40 amperes exclusivo para ele. Saiba que provavelmente você precisará de um eletricista para te ajudar nesse processo de instalação.
Bem, tirando essa parte, o cooktop em si é muito funcional e bonito. Possui 14 níveis de potência, que permite um controle muito preciso da temperatura. Além da função turbo, que serve muito bem pra ferver água pra uma macarronada, por exemplo.
Em termos de segurança, ele é bem completo. Possui trava de segurança para evitar acidentes com toques indesejados dos botões. Além disso, tem a função pausa, que serve para diminuir seu cooktop para a potência mínima, ideal para aquele momento em que está cozinhando e recebe uma ligação, por exemplo.
Por fim, um diferencial desse modelo é a zona unicook, que permite a utilização de dois queimadores na vertical ao mesmo tempo. Nos testes que fizemos, utilizamos uma chapa de ferro para preparar hamburguers e funcionou muito bem.
Características Técnicas
- Queimadores: 4
- Níveis de potência: 14
- Potência: Entre 1400 e 2300 W
- Tamanho: 59 x 52 x 4,4 cm (LxPxA)
- Tamanho das panelas: menor de 14,5 cm / maior de 21 cm
- Peso: 10,3 kg
- Garantia: 12 meses
- Voltagem: 220V
Cooktop de Indução Mueller MCI014BG1
O terceiro lugar ficou com o modelo da Mueller MCI014BG1, que é a nossa indicação de melhor cooktop de indução custo benefício. Isso porque, geralmente você consegue encontrá-lo com um preço mais atrativo que de outras marcas consolidadas no mercado.
Um ponto interessante sobre a Mueller é que ela é uma marca brasileira, que começou em 1949 produzindo lavadoras de roupas. Ou seja, ao optar por esse modelo, você estará comprando de uma marca com o DNA do Brasil.
Bom, falando do cooktop, ele tem 4 zonas de indução e 9 níveis de potência. Seu painel é touch e bem intuitivo. Um ponto negativo desse modelo é a sua potência. Ele é um pouco mais fraco que seus concorrentes, tendo 1800W em seu maior queimador.
Sobre segurança, ele também conta com a trava para evitar acidentes com os botões, além de indicar quando o vidro estiver quente, que pode acontecer principalmente quando você fica usando seu cooktop por muito tempo seguido.
Conta também com a função turbo, para acelerar o aquecimento. No entanto, ela só funciona em uma das bocas (inferior esquerda).
Características Técnicas
- Queimadores: 4
- Níveis de potência: 9
- Potência: Entre 1400 e 1800 W
- Tamanho: 59 x 52 x 5,8 cm (LxPxA)
- Tamanho das panelas: menor de 16 cm / maior de 21 cm
- Peso: 7,9 kg
- Garantia: 12 meses
- Voltagem: 220V
Cooktop de Indução Oster OTOP202
Saindo das opções de 4 zonas de aquecimento, o nosso quarto lugar fica com o modelo da Oster OTOP202, sendo a recomendação de melhor cooktop de indução de 2 bocas. Ótima opção para famílias menores, ou para ser um fogão de apoio ao seu principal, para ficar na área da churrasqueira, por exemplo.
O principal diferencial desse modelo é ter a opção de 110V (normalmente, os cooktops de indução só estão disponíveis para 220V). Caso você não tenha uma tomada 220V na sua casa ou apartamento, esse fogão pode ser sua saída.
E apesar dele ser de 2 zonas de indução, não pense que ele é menos potente. Além de ter 14 níveis de regulagem de calor, a opção de 110V tem 1800W de potência, já o modelo de 220V pode chegar até 3000W!
Além disso, um outro ponto de destaque é que ele pode ser usado embutido ou sobre a bancada, facilitando o transporte e a instalação na sua cozinha. O lado negativo é que, nos testes que fizemos usando ele sobra uma bancada, achamos um pouco barulhento (mas nada que irá te incomodar muito).
Características Técnicas
- Queimadores: 2
- Níveis de potência: 17
- Potência: 110V – 1800W / 220V – 3000W
- Tamanho: 29,5 x 51,1 x 8,7 cm (LxPxA)
- Peso: 4,3 kg
- Garantia: 12 meses
- Voltagem: 110V e 220V
Cooktop de Indução Britânia BCT01P
E caso você esteja procurando uma opção ainda mais compacta, prática e leve, o modelo da Britânia BCT01P é a indicação do melhor cooktop de indução 1 boca. Ótimo para uso individual, ou como um cooktop de apoio.
Suas principais vantagens se dão principalmente ao seu tamanho e por ter apenas uma zona de indução. Você pode levá-lo direto pra mesa, por exemplo. Sendo uma opção prática que, além de tudo, ajudar manter seu alimento aquecido.
Um outro quesito diferente desse modelo é que é possível fazer o controle por níveis de potência (são 10 ao total) ou temperatura (de 60°C a 240°C, variando de 20°C em 20 °C). A função “calor extra” não é tão eficiente quanto os outros modelos. Na verdade, ela é apenas um atalho para você atingir a potência máxima com um único clique. Esse ponto nos decepcionou um pouco nos testes.
Conta ainda com um timer programável de até 180 minutos, super útil para ser utilizado em preparos mais lentos. Além disso, pode receber panelas e frigideiras de 12 a 22cm.
Dois pontos negativos que não gostamos nos testes: o tamanho do cabo de energia poderia ser maior, principalmente para dar valor ao fato dele ser portátil, e ele também é um pouco barulhento (lembrando o ruído de um microondas, por exemplo).
Características Técnicas
- Queimadores: 1
- Níveis de potência: 10
- Potência: 1300W
- Tamanho: 28 x 36 x 4,3 cm (LxPxA)
- Peso: 2,25 kg
- Garantia: 12 meses
- Voltagem: 110V e 220V
Cooktop de Indução Midea CYB40P2
Na sexta posição, voltamos para os cooktops de indução 4 bocas, com o modelo da Midea CYB40P2.
Vamos começar analisando o fator segurança. Duas coisas que gostamos no teste: possui sensor que faz o desligamento automático depois de remover a panela da zona de indução (acabou aquela história de esquecer a boca do fogão ligada). Além disso, tem trava de segurança para evitar acionamentos indevidos no painel.
Um outro fator que chamou a atenção na nossa análise foi o timer. Mas até aí, a maioria dos modelos possui essa função. No entanto, esse modelo da Midea permite regular o tempo de desligamento de maneira individual para cada um dos queimadores.
No quesito praticidade, é possível definir a potência usando a função “deslizar” (como se tivesse aumentando o diminuindo o volume do celular, por exemplo). Esse fator é bem interessante quando precisa diminuir ou aumentar a temperatura de forma rápida.
Para concluir, a Midea deixa a gente feliz ao oferecer a primeira instalação gratuita (você precisará deixar a infra elétrica pronta) e um ano de garantia total.
Características Técnicas
- Queimadores: 4
- Níveis de potência: 9
- Potência: Entre 1300 e 2300 W
- Tamanho: 56,5 x 49,5 x 6 cm (LxPxA)
- Tamanho das panelas: menor de 16 cm / maior de 21 cm
- Peso: 8,5 kg
- Garantia: 12 meses
- Voltagem: 220V
Cooktop de Indução Cadence FOG601
Para fechar a nossa lista, o sétimo lugar vai para o modelo da Cadence FOG601, outra opção de cooktop portátil com apenas 1 zona de indução, sendo um dos mais vendidos na internet.
Começamos nossa análise pelo nível de regulagem, que pode ser feito pela potência (até 1250W na opção 110V e 2000W para 220V), ou também pela temperatura, que varia entre 60°C e 240°C (sendo que o modelo de 110V pula 30°C por nível, e o 220V apenas 20°C).
Ele tem a base de vidro, que é o ideal, por facilitar a limpeza e não esquentar. No entanto, a superfície do painel é de plástico. Esse foi um ponto negativo em nossos testes, pois além de engordurar com frituras, pode derreter se você encostar uma panela quente, por exemplo.
A praticidade desse modelo é muito interessante, como ele é compacto, pequeno e leve, pode ser levado pra qualquer lugar. Além disso, o cabo de energia é longo, o que facilita seu uso em vários lugares.
Um outro fator de destaque é para o tamanho das panelas que podem ser utilizadas, variando de 12cm até 26cm (sendo que a maioria dos modelos de cooktop de indução aceita panelas de até 21cm).
Características Técnicas
- Queimadores: 1
- Níveis de potência: 8 no modelo 110V e 10 no modelo 220V
- Potência: 1250W no modelo 110V e 2000W no modelo 220V
- Tamanho: 28 x 34 x 8 cm (LxPxA)
- Tamanho das panelas: de 12 cm até 26 cm
- Peso: 2 kg
- Garantia: 12 meses
- Voltagem: 110V e 220V
Comparação entre os melhores cooktops selecionados
Agora que já completamos a nossa lista, confira uma tabela comparativa com as principais características dos cooktops que selecionamos para o nosso TOP 7.
Produto | Queimadores | Níveis de Potência | Potência (W) | Tamanho (cm – LxPxA) | Peso (kg) | Voltagem (V) |
---|---|---|---|---|---|---|
Philco PCT40P | 4 | 9 | 1500-2000 | 59 x 52 x 5,6 | 8,5 | 220 |
Electrolux IE60P | 4 | 14 | 1400-2300 | 59 x 52 x 4,4 | 10,3 | 220 |
Mueller MCI014BG1 | 4 | 9 | 1400-1800 | 59 x 52 x 5,8 | 7,9 | 220 |
Oster OTOP202 | 2 | 17 | 3000 | 29,5 x 51,1 x 8,7 | 4,3 | 110 e 220 |
Britânia BCT01P | 1 | 10 | 1300 | 28 x 36 x 4,3 | 2,25 | 220 |
Midea CYB40P2 | 4 | 9 | 1300-2300 | 56,5 x 49,5 x 6 | 8,5 | 110 e 220 |
Cadence FOG601 | 1 | 10 | 2000 | 28 x 34 x 8 | 2 | 110 e 220 |
O que é um cooktop por indução?
Antes de mais nada, é importante explicar o que é o cooktop de indução e quais as principais diferenças sobre os outros equipamentos existentes no mercado.
Um cooktop de indução é um tipo de fogão que utiliza o princípio da indução eletromagnética para aquecer panelas e frigideiras diretamente, sem a necessidade de aquecimento de uma superfície física. Diferentemente do cooktop a gás ou elétrico, que geram calor através de chamas ou resistências elétricas, o cooktop de indução funciona de forma mais eficiente e precisa.
Principais diferenças em relação a outros tipos de cooktop:
- Eficiência energética: O cooktop por indução é mais eficiente em relação ao consumo de eletricidade. Ele gera calor apenas onde há contato direto com a panela ou frigideira, reduzindo o desperdício de energia.
- Segurança: Uma das maiores vantagens do cooktop de indução é a segurança. Como a superfície não fica quente, há menos risco de queimaduras acidentais. Além disso, geralmente possui recursos de desligamento automático em caso de superaquecimento ou remoção da panela, sendo ideal para famílias com crianças.
- Controle preciso da temperatura: O cooktop de indução oferece um controle de temperatura extremamente preciso. Você pode ajustar o calor de maneira rápida e exata, o que é essencial para pratos que exigem precisão, como derreter chocolate ou cozinhar molhos delicados.
- Tempo de aquecimento rápido: O cooktop de indução aquece as panelas e frigideiras de forma muito rápida devido à transferência direta de calor.
- Fácil limpeza: Como a superfície do cooktop de indução não fica quente, respingos e derramamentos não queimam na superfície. Isso facilita a limpeza, uma vez que basta um pano para remover qualquer sujeira. Acabou o sofrimento quando você esquece o leite aquecendo em um canecão e e ele derrama por todo o seu fogão!
- Design moderno: O cooktop de indução geralmente apresenta um design elegante e moderno, com superfícies lisas de vidro cerâmico que se encaixam bem em cozinhas contemporâneas e planejadas.
- Compatibilidade com utensílios: Para usar um cooktop de indução, é necessário que as panelas sejam magnéticas e tenham um fundo plano e liso. Panelas de aço inoxidável, ferro fundido esmaltado e algumas de alumínio funcionam bem.
O que você deve saber antes de comprar um cooktop por indução
Agora que você já conhece a nossa lista, vamos te apresentar alguns pontos importantes que você precisa se atentar antes de comprar seu cooktop.
Instalação
Uma das principais dores e frustrações que percebemos quando lemos algumas reviews negativas sobre os cooktops na internet, é relacionada a dificuldade de instalação.
E realmente não é algo simples. Apesar de algumas marcas oferecerem um serviço de instalação gratuita, será necessário deixar a infra elétrica pronta. E é aí que está o problema.
Para os modelos de 4 queimadores, devido a alta potência, é necessário que a fiação do seu cooktop esteja ligada diretamente em um disjuntor específico. Para os modelos menores, de 1 ou 2 zonas de indução, é mais tranquilo, já que podem ser ligados diretamente na tomada.
Embutindo o cooktop
Um outro ponto importante pra você observar antes de comprar o seu cooktop é o tamanho, principalmente se comprar um modelo de embutir. Os fabricantes orientam a medida correta do corte que será necessário nas bancadas, para que a instalação seja feita sem problemas.
Voltagem
Os cooktops de 4 zonas de indução tem uma tensão de 220V e uma tomada de 20A. Ou seja, será necessário prever essa tomada próximo onde o cooktop será instalado. Os modelos de 1 ou 2 queimadores, na maioria das vezes, tem a opção de 110V ou 220V, ficando mais fácil de selecionar de acordo com a infra elétrica de sua casa ou apartamento.
Quais panelas posso usar no cooktop de indução?
O cooktop de indução requer o uso de panelas feitas de materiais magnéticos para que a tecnologia de aquecimento por indução funcione corretamente. Aqui estão os tipos de panelas que podem ser usadas em um cooktop de indução:
- Ferro fundido: Panelas de ferro fundido são ideais para cooktops de indução devido à sua alta condutividade magnética. Elas são uma excelente escolha para grelhar, fritar e cozinhar em fogo alto.
- Aço inoxidável: Panelas e frigideiras de aço inoxidável com base magnética são compatíveis com cooktops de indução. Certifique-se de verificar se o fundo da panela é magnético para garantir a compatibilidade.
- Ferro esmaltado: Panelas de ferro esmaltado também funcionam bem em cooktops de indução. Elas são conhecidas por reter e distribuir o calor de forma uniforme.
- Fundo de aço com revestimento magnético: Algumas panelas de alumínio ou cobre têm um fundo especial com um revestimento magnético que as torna compatíveis com cooktops de indução. Verifique se a panela possui esse revestimento antes de usá-la em um cooktop de indução. Esse é o modelo que menos indicamos para você usar, já que em alguns cooktops não irão funcionar da melhor forma.
Panelas de cobre puro, vidro, cerâmica e alumínio não são adequadas para uso em cooktops de indução, a menos que tenham uma base magnética especial. Portanto, ao adquirir panelas para seu cooktop de indução, certifique-se de verificar a compatibilidade com a tecnologia, geralmente indicada pelo fabricante por um selo.
DICA: Para verificar se suas panelas são compatíveis com um cooktop de indução, você pode usar um ímã. Se grudar na base da panela, ela é adequada para uso em um cooktop de indução.
O que acontece se usar panela comum no fogão de indução?
Na maioria das vezes, nada de grave irá acontecer, pois os modelos possuem uma tecnologia que consegue identificar se uma panela é compatível com o cooktop por indução, e em caso negativo, o aparelho simplesmente não irá funcionar.
Mas, para evitar qualquer tipo de acidente com o seu cooktop ou com sua panela, recomendamos que você certifique-se antes sobre a compatibilidade com indução. Ou faça o teste do imã que ensinamos, ou verifique se sua panela tem o selo mostrando que ela pode ser usada em cooktops por indução.
Como usar as panelas de forma correta no cooktop de indução
Agora que você sabe quais as panelas que pode usar no cooktop de indução, está na hora de entender também o jeito certo de usá-las. Sim, é isso mesmo. Existe uma forma ideal de usar suas panelas e frigideiras para o pleno funcionamento do seu aparelho.
A primeira coisa é a base da panela. Ela não pode ser “oval”. Toda a sua base precisa estar em contato com a zona de indução. Veja na imagem abaixo a o desenho correto que sua panela precisa ter para funcionar no cooktop por indução.
Além disso, um outro ponto é o tamanho das suas panelas e frigideiras. Nos cooktops com 4 zonas de indução, geralmente elas tem tamanhos diferentes e cada uma é indicada para panelas de um tamanho em específico.
Você não pode usar uma panela de um tamanho muito maior ou muito menor no queimador. Ela precisa encaixar de maneira quase perfeita na indicação da zona de indução, conforme imagem abaixo.
Percebam que o cooktop de indução requer uma série de detalhes para que funcione de forma correta. As panelas e frigideiras, geralmente, acabam sendo uma dor de quem compra esse tipo de fogão, justamente por não ter conhecimento dessas informações.
Caso você não tenha esse tipo de panela na sua casa e queira comprar um cooktop por indução, além do custo do seu equipamento, será necessário pensar no investimento para também adquirir novos utensílios para sua cozinha.
Conclusão
Esperamos que agora, ao fim deste artigo, você tenha todas as informações necessárias para comprar o melhor cooktop de indução, de acordo com sua necessidade. E que também tenha entendido o que precisa saber antes de comprar o seu aparelho, para assim, não ter nenhum tipo de frustração quando receber seu cooktop.
Sabemos que ter um cooktop de indução é um sonho para muitas pessoas e famílias, já que realmente é um equipamento moderno, com um ótimo desempenho energético, além de ser muito bonito. E muita gente economiza dinheiro por bastante tempo para conseguir comprar esse equipamento. Portanto, nosso objetivo com essa review foi te ajudar a fazer uma escolha consciente, apresentando as melhores opções do mercado na atualidade.