Opções de compra
Velocidades
O Mixer Elgin Turbo Chef 3 em 1 200W nesse quesito ganhou uma nota baixa porque 1 velocidade é pouco. Simples assim. Não dá para negar que existem misturadores com 2, 3 e até mais velocidades, no entanto, são mais caros, também.
Com uma velocidade só, funciona praticamente como um botão “liga/desliga”. Você posiciona o copo (ou algum outro acessório do kit) e aperta o botão para começar o serviço de triturar, bater ou processar.
Quando o usuário tem o controle das velocidades, fica mais fácil de agir conforme o alimento, é verdade. Mas isso não é um grande problema, se você escolher sempre ingredientes mais macios, vai ser difícil a velocidade única não dar conta.
Potência
Com uma potência de apenas 200W, o Mixer Vertical Turbo Chef Elgin se apresenta como um modelo de entrada, indicado para receitas básicas e cozinheiros iniciantes. Essa potência realmente equivale aos primeiros estágios de um mixer, e não vai surpreender ninguém.
Se a intenção for partir para preparos mais elaborados ou trabalhar com alimentos mais fibrosos, a recomendação é buscar uma potência de, pelo menos, 400W. Mas o preço compensa. Pagando relativamente pouco, você já vai obter um desempenho satisfatório em alimentos não fibrosos.
Além de não ser o mais potente dos eletrodomésticos, a falta de diferentes velocidades também não ajuda nesse caso. Pois só sobra uma determinada força de corte, que pode não ser suficiente em alguns casos. Vale a ponderação!
Durabilidade
A durabilidade do Mixer Elgin Turbo Chef 3 em 1 200W é um dos pontos que mais chama a atenção. Além de um corpo de polipropileno resistente e fácil de limpar, a qualidade da lâmina também fez parte da lista de prioridades do fabricante. O material é aço inoxidável, e isso significa:
- Mais tempo de vida útil da lâmina (que é quem realmente faz o trabalho);
- Mais precisão no corte;
- Mais facilidade na hora de limpar, também.
Ainda sobre a lâmina, o posicionamento também tem a ver com a eficiência do corte. Além de serem lâminas de alta performance, elas cortam em diferentes direções, para criar uma massa mais homogênea, quando necessário.
Praticidade
Qualquer produto para a casa, e principalmente para a cozinha, precisa ter o fator praticidade. E a boa notícia aqui é que toda a simplicidade funcional desse aparelho faz tudo valer a pena na hora de utilizar e limpar.
Conforme você já viu no próprio texto, é uma questão de botão “liga/desliga”. Então você só tem que colocar na tomada, escolher a receita e apertar o botão. Esses passos são simples para qualquer pessoa, ninguém pode reclamar.
O formato do aparelho também ajuda nessa parte, pois ele é todo estudado para apresentar o design mais ergonômico possível. Para quem não sabe o que isso significa, é uma estrutura adaptada que pensa na pegada e nos movimentos do aparelho, de modo a facilitar o manuseio e operação.
Os próprios acessórios também são muito fáceis de utilizar e limpar. Tudo desmonta, tudo encaixa fácil, tudo tem marcação e tudo é autoexplicativo. Sua própria intuição vai dizer como fazer, e sua criatividade vai ser o tempero final – se é que vale o trocadilho.
Acessórios
Nada como abrir uma compra que chegou e conferir um kit completo, que traz diversas possibilidades e ferramentas de trabalho. O Mixer Elgin Turbo Chef 3 em 1 200W é desses, que vem com todos os aparatos para você dar uma de mestre cuca na cozinha. Vamos aos itens:
- Mini processador para fatiar e triturar alimentos (capacidade para até 300ml);
- Copo de mistura com marcação de mililitros (capacidade para até 700ml);
- Lâminas de aço (afinal, são removíveis);
- Fouet com flexibilidade para bater ovos, claras e até massas mais leves.
Para quem não conhece, um fouet não passa de um batedor de arame, daqueles clássicos que muitas avós andavam na mão, pela cozinha, na hora de fazer bolo. Esse instrumento serve para criar misturas bem homogêneas e macias, que são mais adaptáveis a diversos tipos de receitas.
Comparativo entre mixers da Elgin
A Elgin não possui uma grande variedade de mixers, na verdade, são apenas dois: este modelo, o Mixer Elgin Turbo Chef 3 em 1 200W, e o Mixer Power Inox 3 em 1 600W. Vamos as principais diferenças e características de cada um deles.
Conclusão
Vale a Pena Ter o Mixer Elgin Turbo Chef 3 em 1 200W?
A sensação que fica é de que o Mixer Elgin Turbo Chef 3 em 1 200W é um modelo de entrada, destinado a quem ainda está aprendendo ou a quem não busca preparos muito complexos. E o que corrobora esse título de “modelo de entrada” é o preço, também, relativamente barato.
O ponto é que mesmo com todos os testes e ponderações em relação à potência do aparelho, ele faz o seu trabalho direitinho. Afinal, ninguém nunca prometeu bater massa de pão, fibras e cubos de gelo. Isso é trabalho para misturadores profissionais e potentes.