Pesquisando quais são os melhores vinhos brasileiros para prestigiar o nosso país? Então, conte com o nosso guia de sugestões para encontrar o rótulo ideal!
O Brasil vem se destacando cada vez mais entre os produtores de vinho mundo afora, e conquistando até os paladares mais exigentes. Isso porque o nosso terroir aliado a tecnologias na produção, proporciona rótulos de excelente qualidade, alguns até premiados internacionalmente.
A nossa principal e mais conhecida região vinícola é a Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul. Mas além dela, temos outras que estão em crescente desenvolvimento em vinicultura, como a Serra Catarinense, a região da Serra da Mantiqueira em São Paulo e Minas Gerais, e o Vale do São Francisco, no Nordeste.
Então, que tal dar uma chance à nossa produção local e se surpreender com os melhores vinhos brasileiros? Acompanhe o nosso guia e conheça rótulos para apreciar bons momentos.
Os 10 melhores vinhos brasileiros
Miolo Vinhas Velhas Tannat 750 ml
Iniciamos as nossas sugestões dos melhores vinhos brasileiros com o Miolo Vinhas Velhas Tannat que é, nada mais, nada menos do que produzido no vinhedo fino mais antigo do país!
Esse vinho tinto é bem encorpado, com taninos maduros e envolventes, e persistência gustativa. No olfato ele traz aromas densos e fechados que passam do chocolate a frutas vermelhas maduras.
Para uma excelente experiência gastronômica, o Miolo Vinhas Velhas Tannat harmoniza com carne de gado, cordeiro ou carnes de caça. Também combina perfeitamente com queijos maduros de massa dura.
Avaliações relevantes sobre o Miolo Vinhas Velhas Tannat 750 ml
Vermelho intenso com tons quase azulados. Notas marcantes de chocolate e cereja, com um toque agradável de ervas. Potente, com excelente corpo, taninos redondos. Final persistente. Não perde em nada para os melhores uruguaios. 92 DES e AD.
Avaliação feita em 13/02/2022 no site Vivino
Vinhaço! A Tannat em seu esplendor com um vinho quase licoroso de tão encorpado. Um néctar!
Avaliação feita em 08/08/2021 no site Vivino
Características Técnicas
- Tipo de vinho: tinto
- Uva: Tannat
- Sabor: seco
- Vinícola: Miolo
- Região: Campanha Central – RS
- Safra: não informada
- Teor alcóolico: 15,5%
- Volume: 750 ml
Maria Maria Glória Syrah 750 ml
A Maria Maria é uma vinícola brasileira premiada, localizada no sul de Minas Gerais. Seu nome é inspirado na música de Milton Nascimento, ícone da MPB, que é amigo e conterrâneo de Eduardo Junqueira Nogueira Junior, o fundador.
Outra curiosidade interessante é que todos os vinhos produzidos pela Maria Maria levam o nome de uma mulher ligada à família de Eduardo, como o caso do Glória que iremos apresentar agora.
O Maria Maria Glória Syrah é um vinho tinto seco com acidez e taninos equilibrados. No olfato, traz aromas de amora, ameixa passa, geleia de jabuticaba, folha de louro e couro.
Para uma boa harmonização, aposte em pratos com carne vermelha, cordeiro, carne de caça ou aves.
Avaliações relevantes sobre o Maria Maria Glória Syrah 750 ml
Parabéns para nossa Minas Gerais. Vinho digno dos grandes vinhos! Que essa iniciativa se multiplique em muitos outros rótulos para nosso estado!
Avaliação feita em 23/09/2022 no site Vivino
Ótimo vinho. Boa acidez, adstringente. Acompanha bem comidas gordurosas.
Avaliação feita em 02/09/2022 no site Vivino
Características Técnicas
- Tipo de vinho: tinto
- Uva: Syrah
- Sabor: seco
- Vinícola: Maria Maria
- Região: Campos Gerais – MG
- Safra: colheita de inverno (ano não informado)
- Teor alcóolico: 14%
- Volume: 750 ml
Salton Classic Cabernet Sauvignon 750 ml
- Teor Alcoólico De: 12, 5%
- Sabor: Cabernet Sauvignon
- Marca: Salton
O Salton Classsic Cabernet Sauvignon tem a proposta de ser um vinho de entrada, fácil de apreciar, para assim conquistar quem está se abrindo ao universo dos vinhos. Dessa forma, ele também apresenta um ótimo custo-benefício, além de qualidade.
Produzido com a uva Cabernet Sauvignon, no paladar ele traz corpo leve com acidez equilibrada e taninos sedosos. Já no olfato, os aromas são frescos e frutados com notas de cereja e cassis, além de pimentão.
Harmonize esse Salton Classic com queijos, massas e carnes vermelhas para ter uma experiência ainda mais agradável.
Avaliações relevantes sobre o Salton Classic Cabernet Sauvignon 750 ml
Cor rubi leve, poucas lágrimas grossas e bordas aquosa levemente âmbar. Nariz de média intensidade, tipo ameixa fresca. Boca seco. Corpo leve. Taninos iniciais discretos, acidez saliente aflorando muitas frutas vermelhas – cereja, ameixa, acerola. A finalização é de média permanência, surpreendendo pelos tanino na boca, que aparecem ao final, após cada sorvida.
Avaliação feita em 12/08/2022 no site Vivino
Os vinhos de entrada da Salton implicam num excelente Custo X Benefício e são ótimos para o dia a dia, cumprindo muito bem sua função. Da Serra Gaúcha, uvas colhidas manualmente e selecionadas no vinhedo. Fermentadas em tanques de aço inox com controle de temperatura. O Cabernet Sauvignon (1/3) possui coloração rubi, frutado, com notas de cereja, framboesa, cassis e notas de pimentão. Taninos domados, acidez equilibrada, bom corpo e média persistência.
Avaliação feita em 01/05/2022 no site Vivino
Características Técnicas
- Tipo de vinho: tinto
- Uva: Cabernet Sauvignon
- Sabor: seco
- Vinícola: Salton
- Região: Serra Gaúcha, Bento Gonçalves – RS
- Safra: não informada
- Teor alcóolico: 12,5%
- Volume: 750 ml
Miolo Reserva Cabernet Sauvignon 750 ml
Novamente a vinícola Miolo integra a nossa lista com sugestões dos melhores vinhos brasileiros, mas agora com o seu Reserva Cabernet Sauvignon.
Esse vinho tinto seco passa por amadurecimento em carvalho, que lhe confere uma coloração vermelha rubi intensa, corpo estruturado com taninos redondos, e aromas frutados e amadeirado.
O Miolo Reserva Cabernet Sauvignon fica ainda melhor quando acompanhado de carne de vaca ou de cordeiro, aves e comidas suculentas.
Avaliações relevantes sobre o Miolo Reserva Cabernet Sauvignon 750 ml
Sempre uma boa pedida, frutado com acidez na medida certa!
Avaliação feita em 17/04/2022 no site Vivino
Bom custo-benefício, corpo médio, bem frutado, taninos equilibrados para macio, notas claras de morango cereja e carvalho. Gostei.
Avaliação feita em 27/07/2021 no site Vivino
Características Técnicas
- Tipo de vinho: tinto
- Uva: Cabernet Sauvignon
- Sabor: seco
- Vinícola: Miolo
- Região: Campanha Central – RS
- Safra: não informada
- Teor alcóolico: 13,5%
- Volume: 750 ml
Salton Espumante Prosecco Brut 750 ml
Frete Grátis
- Brilhante, de coloração amarelo-esverdeado, com abundante desprendimento de finas borbulhas. Aroma de frutas de polpa branca, como pera, banana e pêssego, além de notas cítricas. Cremoso, leve e refrescante.
- Modelo do produto:
- Espumante Prosecco Salton Brut 750 Ml
- Tamanho do produto: 750 ml (Pacote de 1)
- Marca: Salton
Uma seleção com os melhores vinhos brasileiros sem um espumante, certamente está incompleta. Por isso agora falaremos do Salton Espumante Processo Brut, referência nacional e internacional em espumante.
O Salton Espumante Prosecco Brut já conquistou muitos prêmios ao longo dos anos, e em 2022 foi consagrado no Top 10 dos melhores espumantes do mundo no concurso francês Effervescents Du Monde.
Leve e refrescante, ele apresenta aromas cítricos e de frutas brancas, além de um corpo cremoso.
Sem dúvidas, é uma excelente escolha para celebrar bons momentos!
Avaliações relevantes sobre o Salton Espumante Prosecco Brut 750 ml
Cor amarelo pálido; aroma lembra pera, corpo médio, levemente cítrico, refrescante. Acidez equilibrada; perlage fina e abundante; revisita depois de 2 anos. Parabéns a Salton pelo Espumante Brut com ótimo custo-benefício. Saúde a todos!
Avaliação feita em 11/01/2023 no site Vivino
Recentemente ficou no Top 10 dos melhores espumantes do mundo no Effervescents Du Monde, concurso realizado na cidade de Dijon, na França. Foi o primeiro espumante brasileiro a obter essa distinção, isso por menos de R$ 50 a garrafa. Amarelo límpido, quase dourado. Bom perlage para um prosecco. No aroma é bem puxado para o pão, fermento e algo floral. No paladar, reflete o aroma. Tem pouca acidez e um ligeiro açúcar, agradável sem ser enjoativo.
Avaliação feita em 01/01/2023 no site Vivino
Características Técnicas
- Tipo de vinho: espumante
- Uva: não informada
- Sabor: prosecco
- Vinícola: Salton
- Região: Serra Gaúcha, Bento Gonçalves – RS
- Safra: não informada
- Teor alcóolico: 11,5%
- Volume: 750 ml
Aurora Colheita Tardia Malvasia – Moscato 500 ml
- Este é um delicioso colheita tardia que é ideal para servir com sobremesas como fondue de chocolate, mousse de maracujá, torta de limão, Tiramisú e suflê de baunilha.
- Muito bom também com queijos de mofo azul, como Roquefort e Gorgonzola Possui aromas de nozes, castanhas, flores brancas e mel e um paladar suave e aveludado
- CARACTERÍSTICAS - País: Brasil - Região: Bento Gonçalves / RS - Uva: Moscato e Malvasia - Teor Alcóolico: 12,5% - Volume: 500ml - Tipo: Branco - Estilo: Colheita Tardia - Alérgenos: Não possui
Agora o Aurora Colheita Tardia Malvasia – Moscato integra a nossa seleção dos melhores vinhos brasileiros, como uma excelente opção para quem deseja um vinho branco suave.
Desenvolvido a partir as uvas Malvasia e Moscato, ele apresenta uma coloração amarelo ouro, levando ao paladar um sabor suave e aveludado, enquanto ao olfato ele proporciona aromas de nozes, castanhas, flores brancas e mel.
Esse vinho branco brasileiro tem uma perfeita harmonização com sobremesas, além de queijos de mofo azul, como roquefort e gorgonzola.
Vale destacar que, diferente do que é mais comum no mercado, o Aurora Colheita Tardia Malvasia-Moscato possui 500 ml.
Avaliações relevantes sobre o Aurora Colheita Tardia Malvasia – Moscato 500 ml
Um vinho simples e muito agradável. Levemente adocicado.
Avaliação feita em 29/11/2022 no site Amazon
Amarelo claro, límpido, sem resíduos. Aromas moderados de maçã verde, pêssego, abacaxi e mel. Na boca tem dulçor associado com uma agradável acidez. Sabores que remetem ao nariz sobressaindo um pouco do pêssego. CxB interessante demais!
Avaliação feita em 16/03/2022 no site Vivino
Características Técnicas
- Tipo de vinho: branco
- Uva: Malvasia e Moscato
- Sabor: suave
- Vinícola: Aurora
- Região: Serra Gaúcha, Bento Gonçalves – RS
- Safra: 2020
- Teor alcóolico: 12,5%
- Volume: 500 ml
Casa Valduga Naturelle Branco Suave 750 ml
Mais uma opção de vinho branco suave brasileiro, o Casa Valduga Naturelle se diferencia por ter o Certificado de Produto Vegano pela Sociedade Vegetariana Brasileira. Portanto, é uma opção perfeita para quem não consome produtos de origem animal.
Assim como a sugestão anterior, ele é feito de um blend de Malvasia e Moscato. Sua coloração é amarelo esverdeado, no paladar ele é leve e equilibrado em doçura e acidez, e no olfato ele apresenta aromas frutados e florais predominantes.
O Casa Valduga Naturelle Branco Suave acompanha muito bem doces, frutas, sobremesas, pratos leves e queijos azuis.
Avaliações relevantes sobre o Casa Valduga Naturelle Branco Suave 750 ml
Excelente vinho. Combina com um dia leve e bonito. Boas lembranças.
Avaliação feita em 19/08/2022 no site Vivino
Perfeito para quem se interessa por vinhos refrescantes e suaves.
Avaliação feita em 10/06/2022 no site Vivino
Características Técnicas
- Tipo de vinho: branco
- Uva: Malvasia e Moscato
- Sabor: suave
- Vinícola: Casa Valduga
- Região: RS
- Safra: não informada
- Teor alcóolico: 10%
- Volume: 750 ml
Pizzato Fausto Merlot Rosé 750 ml
Nosso país também entrega uma excelente qualidade em vinhos rosé, como o Pizzato Fausto Merlot Rosé, que já recebeu diversas premiações, como a de Melhor Rosé do Guia Adega de Vinhos do Brasil 2014/2015.
Esse é um vinho refrescante, perfeito para apreciar em dias mais quentes.
Com coloração rosa claro e límpido, ele apresenta aromas de frutas vermelhas frescas e pétalas de rosas. Na boca ele proporciona uma memória doce persistente e boa acidez.
Para a harmonização do Pizzato Fausto Merlot Rosé, escolha pratos como aperitivos, sanduíches, entradas, saladas ou massas leves.
Avaliações relevantes sobre o Lidio Carraro Faces do Brasil Pinot Noir Rosé 750 ml
Aromas florais intensos. Em boca agradável.
Avaliação feita em 30/12/2022 no site Vivino
Bom vinho, refrescante, despretensioso, com aromas de cereja e framboesa.
Avaliação feita em 02/07/2022 no site Vivino
Características Técnicas
- Tipo de vinho: rosé
- Uva: Merlot
- Sabor: seco
- Vinícola: Pizzato
- Região: Bento Gonçalves – RS
- Safra: não informada
- Teor alcóolico: 12,5%
- Volume: 750 ml
Miolo Seleção Cabernet Sauvignon & Tempranillo Rosé 750 ml
Mais uma presença da Miolo por aqui, agora com o seu Seleção Rosé, o primeiro vinho rosado da casa, produzido com as uvas Cabernet Sauvignon e Tempranillo.
Trata-se de um vinho jovem e versátil, muito leve e com aroma de frutas vermelhas.
Sua harmonização fica perfeita com saladas, peixes e mariscos, barreado, vaca atolada. Também combina com carnes brancas, pizzas, pratos vegetarianos e queijos macios.
Avaliações relevantes sobre o Miolo Seleção Cabernet Sauvignon & Tempranillo Rosé 750 ml
Me surpreendeu. Um vinho elegante, com pegada forte, mas equilibrado, bem gelado é bastante refrescante. Ótimo custo x benefício.
Avaliação feita em 13/02/2022 no site Vivino
Vinho de excelente custo-benefício, notas de frutas vermelhas, peras e damasco. Um incrível Rosé por um ótimo preço. Um vinho para você ter sempre em casa. Refrescante e fácil de beber.
Avaliação feita em 11/12/2022 no site Vivino
Características Técnicas
- Tipo de vinho: rosé
- Uva: Cabernet Sauvignon e Tempranillo
- Sabor: seco
- Vinícola: Miolo
- Região: Campanha Meridional – RS
- Safra: não informada
- Teor alcóolico: 11,5%
- Volume: 750 ml
Mioranza Tinto Suave 750 ml
Frete Grátis
- Vinho elaborado a partir das uvas americanas e híbridas - Bordô e Isabel. Nos vinhos suaves, no entanto, há uma concentração de açúcar superior àquela observada nos vinhos secos. O vinho tinto de mesa suave Mioranza não possui conservantes. Antes do engarrafamento, esse vinho é pasteurizado, ou seja, sua temperatura é elevada, através de processos tecnológicos, até atingir 75° C. Isso faz com que a fermantação, provocada por agentes naturais, seja evitada sem o uso de conservantes.
E para finalizar a nossa seleção dos melhores vinhos brasileiros, apresentamos o Mioranza Tinto Suave, um vinho simples e acessível, com ótima avaliação no mercado.
Ideal para quem prefere um vinho doce, ele traz um blend das uvas americanas Isabel (60%) e Bordô (40%). Sua coloração é vermelho púrpura, na boca apresenta sabor delicado e macio, no olfato o aroma é frutado.
O Mioranza Tinto Suave harmoniza muito bem com carnes, massas, pizzas e risotos.
Avaliações relevantes sobre o Mioranza Tinto Suave 750 ml
Para quem gosta de suave, é um dos melhores que já tomei!
Avaliação feita em 31/03/2022 no site Vivino
Entre os tintos suaves de mesa nacionais que são mais adocicados, considero o Mioranza, o Quinta do Morgado (Bordô) e o Pérgola os chamados BBB – brasileiros, bons e baratos. Quer investir no vinho suave tradicional da Serra Gaúcha com bom CxB? Opte por eles! Ótimos para desfrutar umas taças relaxando à noite ou comendo uma massa simples. Prevalece a uva bem doce, levemente alcoólica, para adoçar o momento e a vida.
Avaliação feita em 13/08/2019 no site Vivino
Características Técnicas
- Tipo de vinho: tinto
- Uva: Isabel (60%) e Bordô (40%)
- Sabor: suave
- Vinícola: Mioranza
- Região: Altos Montes, Serra Gaúcha – RS
- Safra: não informada
- Teor alcóolico: 13%
- Volume: 750 ml
Como escolher o melhor vinho brasileiro
Já ouviu dizer que o melhor vinho é aquele que você gosta? Afinal, cada paladar tem a sua preferência.
Por isso, na hora de analisar os melhores vinhos brasileiros, atente-se às características do rótulo para acertar na sua escolha. Entenda melhor logo abaixo:
Tipo de vinho: tinto, branco ou rosé
Existem diferentes tipos de vinhos, e para sua melhor apreciação, você deve escolher aquele que mais lhe agrada entre tinto, branco ou rosé.
Os vinhos tintos brasileiros são os mais marcantes e mais consumidos. Enquanto os vinhos brancos são uma opção mais refrescante, perfeita para o clima tropical do nosso país e para acompanhar a nossa culinária com frutos do mar, por exemplo.
Por sua vez, os vinhos rosés brasileiros são opções mais versáteis e mais fáceis de beber. Eles também combinam com um clima mais quente, pois geralmente são recomendados gelados.
Tipo de uva
Assim como o tipo de vinho, para escolher um bom rótulo é preciso analisar o tipo de uva, também chamado de cepa da uva.
Os vinhos brasileiros podem ser varietais, quando são feitos apenas com uma cepa de uva, ou então podem ser produzidos através de um blend com mais de uma cepa para alcançar o sabor desejado.
Sabendo disso, conheça agora algumas das principais uvas cultivadas em nossos terroirs e suas características:
- Cabernet Sauvignon: é a uva mais popular do mundo, devido ao seu fácil cultivo. Possui sabor concentrado com aromas de pimentão e cereja.
- Merlot: típica cepa francesa, da região de Bordeaux, é usava para produzir vinhos mais leves, com aromas adocicados e frutados.
- Moscato: muito usada na produção de vinhos brancos, possui um sabor mais adocicado que resulta em uma bebida leve, frutada e cítrica.
- Tannat: muito usada na produção de vinhos tintos brasileiros, essa uva resulta em uma bebida equilibrada com aromas de frutas negras.
Podemos citar ainda as uvas Alicante Bouschet, Pinot Noir, Sauvignon Blanc e Syrah, também usadas em rótulos de primeira qualidade.
Sabor seco ou suave
Ainda sobre o seu paladar, ao escolher um rótulo entre os melhores vinhos brasileiros, confira se o vinho é seco, meio-seco ou suave, também chamado de vinho doce. Essa classificação se dá de acordo com a quantidade de açúcar por litro.
Assim sendo, os vinhos suaves possuem 25 g ou mais de açúcar por litro. Por isso, são os mais indicados para quem não tem o hábito de apreciar vinho, já que são mais fáceis de beber.
Por outro lado, os vinhos secos contam com até 4 g de açúcar por litro, o que os deixa mais intensos e amargos.
Quanto aos vinhos meio-secos, eles possuem de 4,1 g a 25 g de açúcar por litro. Dessa forma, é uma opção nem muito doce, nem muito amarga.
Região de cultivo
Como dissemos no início deste guia, algumas regiões brasileiras se destacam com o terroir ideal para o cultivo de vinhedos. Ou seja, condições de solo, clima, altitude, chuva e outros fatores.
Conheça agora as principais delas, que influenciam diretamente na qualidade dos rótulos que produzem:
- Serra Gaúcha: a principal produtora de vinhos brasileiros, onde fica o Vale dos Vinhedos, no município de Bento Gonçalves, o principal destino de enoturismo do país. É uma região diversa em altitude e com boa qualidade no solo. Seus destaques são os vinhos tintos e espumantes.
- Campana Gaúcha: localizada na fronteira do Brasil com o Uruguai, é uma região de altitudes baixas e clima temperado. Tais condições são ideais para a produção de Tannat, Cabernet Sauvignon, Merlot, Riesling, Chardonnay e Gewürztraminer.
- Serra Catarinense: caracterizada pela sua altitude, é uma das regiões mais frias do país e com grande variação térmica entre o dia e a noite. Essas condições são propícias para a produção de vinhos mais encorpados.
- Vale do São Francisco: região localizada no Nordeste, entre a Bahia e Pernambuco, possui clima semi-árido com sol forte e pouca chuva. Por isso o cultivo das videiras se dá com a irrigação do Rio São Francisco. Algumas das cepas que se dão bem nessa aclimatação são Moscatel, Syrah, Cabernet Sauvignon, entre outras.
Vinícola
Conhecer a vinícola produtora do vinho brasileiro também é uma análise interessante a ser feita na hora de fazer a sua escolha. Dessa forma, é possível saber mais sobre o processo de cultivo e até de tecnologias usadas na produção.
Muitas vinícolas nacionais estão em roteiros de enoturismo, como na região de Bento Gonçalvez, por exemplo. Se tiver a oportunidade de conhecê-las pessoalmente em uma viagem, é uma experiência que vale a pena, com visita aos vinhedos e degustação de alguns rótulos.
Safra da uva
A safra de um vinho indica quando foi feita a colheita da uva usada em sua produção. Por isso, nem sempre o vinho mais velho será o melhor.
O ideal é levar em consideração o ano da safra e pesquisar como que foram as condições climáticas para o seu cultivo naquele período. Isso porque, como vimos, o clima influência no resultado do vinho.
Teor alcóolico
Por último, mas não menos importante, confira o teor alcóolico do rótulo que você escolher entre os melhores vinhos brasileiros.
De modo geral, os vinhos tintos são os mais fortes e concentrados. Em seguida, são os vinhos brancos, enquanto os vinhos rosés são as opções mais suaves e menos alcóolicas.
Tudo sobre os melhores vinhos brasileiros
Gostou da nossa seleção de vinhos do Brasil? Esperamos que sim, e que você desfrute de bons momentos na companhia de um rótulo nacional. Que tal agora conferir a nossa seleção de adegas climatizadas?
E recapitulando, veja uma tabela com os 10 melhores vinhos brasileiros que recomendamos neste artigo: