Fritadeira Mondial AFN-50-BI

A análise da Fritadeira Mondial AFN-50-BI revelou um produto bem completo e versátil para equipar qualquer cozinha. Com alta potência, alta capacidade e um funcionamento simples, trata-se de um item indispensável para quem busca praticidade no preparo de receitas.
8/10 (Nota)
#1 na categoria Fritadeiras
8Nota
Review Fritadeira Mondial AFN-50-BI. Vale a pena? É boa?

Vale muito a pena, na nossa análise e testes, percebemos uma fritadeira de boa qualidade, com alta capacidade e potência. Indicamos para famílias de até 4 pessoas. Além disso, é muito fácil de limpar, por conta do revestimento antiaderente, e possui cesto quadrado que facilita o preparo de várias receitas.

Capacidade
8
Potência
9
Temperatura
8
Timer
6
Acessórios extras
7
Manuseio
9
Facilidade de limpeza
8.9
Custo-benefício
8
Prós
  • Fritadeira bem grande, com boa capacidade
  • Alta potência
  • Manuseio simples
  • Fácil de limpar
  • Material durável
Contras
  • Timer não volta
  • Não existe opção bivolt

Opções de compra

Opções de compra

Capacidade

Capacidade

Talvez esta seja a principal característica da Fritadeira Mondial AFN-50-BI. Afinal, no nome do modelo já dá para ter aquela noção de grandeza: Grand Family. Em relação à média da categoria, dá para dizer que 5L de capacidade é bem acima do comum. 

E comparando com outros modelos de fritadeiras da Mondial a AFN-50-BI fica no terceiro lugar, atrás da AFN-80 com 8L e da AF-55, com 5,5L.

Comparativo capacidade fritadeiras Mondial

Mas isso também levanta uma questão importante: caber na cozinha. 36×28,5 x33 cm (AxLxP) são as medidas. Não é o fim do mundo e provavelmente vai ter espaço na bancada, mas é algo que precisa ser levado em conta. Na nossa cozinha coube numa boa.

Potência

Potência

A potência também é um destaque aqui, 1900W não é para qualquer um. Em comparação com a média da categoria novamente, é um bom número. Mas não poderia ser diferente, com uma alta capacidade e a promessa de atender grandes famílias, precisa de uma alta potência, mesmo.

Se comparada com outros modelos da Mondial, a AFN-50-BI supera a AFN-40, AF-31 e AF-05, que tem 1500W cada.

Comparativo de potências das fritadeiras Mondial

Provavelmente foi a potência que garantiu a satisfação nos resultados dos nossos testes. Trata-se de uma máquina poderosa, que já começa a dourar tudo com muita rapidez. E o legal é que rola dar aquela conferida ao abrir a bandeja.

Temperatura

Temperatura

Colocar a Fritadeira Grand Family Mondial para funcionar é extremamente fácil. Basta escolher o tempo e selecionar a temperatura. E uma boa fritadeira precisa ter diversas opções de temperaturas para os usuários. A boa notícia é que esse quesito é muito bem preenchido nesse aparelho, veja as opções de temperatura indicadas no controlador:

  • 80ºC
  • 110ºC
  • 140ºC
  • 160ºC
  • 180ºC
  • 200ºC

As fritadeiras nasceram para ser bem versáteis, e os livros de receitas específicas são praticamente “bíblias”, de tantas opções. Isso explica a variação de temperatura, que se adapta aos mais diversos tipos de preparo.

Ainda não utilizamos receitas para testar todas as temperaturas, mas fizemos questão de utilizar as menores e maiores. E o caminho parece ser bem sensível às temperaturas. Pelos comentários dos usuários e grossura do livro, realmente dá para preparar tudo.

Timer

Timer

A Fritadeira Grand Family Mondial é boa, mas a parte do timer é o ponto, vamos dizer, menos positivo do aparelho. O problema não está no tempo disponível para funcionamento e nem afeta a funcionalidade da fritadeira, mas em determinado contexto, ele poderia funcionar melhor.

O ponto negativo só vai ser sentido quando a receita fica pronta antes do timer finalizar – que é automático. Ao retirar a comida frita sem óleo, o timer não pode ser adiantado ou voltado, tem que acabar esperando ele terminar. É raro de acontecer, mas é chatinho.

Acessórios extras

Acessórios extras

Para complementar o aparelho, o kit vem com um cesto exclusivo, antiaderente e altamente durável. Na verdade não dá nem para considerar um acessório extra, pois ele fica junto no encaixe com o aparelho montado.

O material realmente parece ser bom, e durante os nossos testes, nenhum ingrediente grudou e toda a limpeza foi tranquila. Este “acessório” é o que fica em contato com a comida o tempo todo, então ficamos de olho o tempo inteiro. Inclusive, ele pode ser levado na lava-louças.

Mas então, se for para falar de acessório extra, vale dizer que a Fritadeira Sem Óleo Mondial vem com um livro de receitas bem completo – daqueles gigantes, com inúmeras possibilidades e ideias de preparos.

Manuseio

Manuseio

Mexer no aparelho é muito simples. São dois botões: um que controla o tempo e outro que controla a temperatura. Tem gente que deixa na temperatura máxima sempre e só ajuda o tempo conforme a receita, mas é verdade que alguns preparos precisam de um controle de temperatura mais regrado.

Para ajudar no manuseio, o próprio aparelho traz algumas orientações de tempo e temperatura, veja alguns exemplos:

  • Bolo (160ºC – 30 min);
  • Carnes (200ºC – 12 min);
  • Pão de queijo (190ºC – 14min).

Ainda tem peixes, frango e outros tipos de comida para consultar ali mesmo no aparelho. Cada tipo de alimento também traz a quantidade, em gramas. Se tem algo que todo mundo concorda e ficou evidente nos nossos testes, é a facilidade de uso. 

Facilidade de limpeza

Facilidade de limpeza

Não tem como negar que a facilidade de limpeza é uma das coisas mais importante de qualquer eletrodoméstico, ainda mais os que ficam na cozinha, lidando com a “bagunça” que os preparos podem causar pela área. 

No caso da Fritadeira Sem Óleo Grand Family Mondial, tudo é desmontável e pode ser facilmente lavado com um pano úmido ou um produto de limpeza não abrasivo – foi o que fizemos e deu certo. A cuba e o cesto são bem simples de montar e desmontar para limpar. Por fora, um pano úmido já resolve.

Custo-benefício

Facilidade de limpeza

A Fritadeira Sem Óleo Mondial vale a pena. Ao olhar para o preço, pode rolar aquele susto, porque definitivamente não é das mais baratinhas, mas deu para perceber que estamos falando de uma “grandona” da categoria. Então não teria como ser diferente. 

O preço não é nada absurdo, também. Principalmente quando levamos em consideração o formato quadrado, a capacidade, o tamanho e a potência. Mesmo pagando um pouco mais em relação à média da categoria, querendo ou não, a máquina justifica esse acréscimo.

Comparativo entre Fritadeiras Mondial

Comparativo
AFN-50-BI
VS
AFN-40-BI
VS
AFN-80-BI
Potência (W)
1900
VS
1900
VS
1900
Capacidade (L)
5
VS
4
VS
8
Temperatura Máx. (°C)
200
VS
200
VS
200
Timer (min)
60
VS
60
VS
60
Luz indicadora
VS
VS
Peso (kg)
5,2
VS
4,5
VS
7,1

Conclusão

Vale a Pena Ter a Fritadeira Mondial AFN-50-BI?

A sensação é de que esse aparelho está, realmente, acima da média do mercado. É difícil encontrar um comentário negativo, e a maioria dos problemas relatados parecem ser bem pontuais e muitas vezes não estão nem diretamente relacionados com o produto. 

Não é à toa que a Fritadeira Mondial AFN-50-BI se encontra entre as mais vendidas do mercado. Atualmente, ela é a número 3 das mais vendidas, e número 17 nos artigos para cozinha. Barato não é, mas pela qualidade do aparelho, ninguém vai se arrepender.

João Baptista
João Baptista

Criador e idealizador do Pesquisei Comprei. Tenho o maior orgulho desse projeto e de como as nossas avaliações sinceras já ajudaram milhares de pessoas a escolherem os melhores produtos. Sou apaixonado por avaliar e testar produtos, e depois compartilhar minha opinião com outras pessoas.

O que achou das nossas recomendações? Deixa sua mensagem:

Deixe um comentário

Sua pontuação total

Sobre Nós

O www.pesquiseicomprei.com.br foi fundado em Agosto de 2021, durante a pandemia. E nasceu com um objetivo: ser o maior site de recomendações de produtos do Brasil.

 

De lá pra cá, já crescemos e conquistamos muita coisa, mas ainda existe muito trabalho pela frente. 

 

Todas as nossas análises são feitas por pessoas e para pessoas. Valorizamos muito a qualidade do conteúdo que publicamos e esperamos que nossas recomendações possam te ajudar a escolher os melhores produtos. 

Quando você compra por meio de links em nosso site, podemos ganhar uma comissão de afiliado sem nenhum custo para você.

© 2018-2023 www.pesquiseicomprei.com.br. Todos os direitos reservados.

Mapa do Site

Pesquisei, Comprei
Logo