Máquina de Lavar Electrolux LAC09

Para quem quer saber se a Máquina de Lavar Electrolux LAC09 é boa, o cenário é positivo. Com 8,5kg de capacidade, diversos programas e uma operação bem simplificada, essa lavadora pode ser a melhor parceira na hora de colocar as roupas em dia.
8.3/10 (Nota)
#2 na categoria Máquina de lavar
8.3Nota
Review Máquina de Lavar Electrolux LAC09. Vale a pena? É boa?

Vale muito a pena, com apenas uma ressalva. Se sua necessidade de lavagem de roupa for pequena. Esse ponto não chega a ser um defeito da máquina de lavar, é mais uma característica mesmo. Ela é um modelo pequeno, indicada para quem tem uma demanda baixa de lavagem. Tirando isso, todas as outras características foram aprovadas nos nossos testes e análises, além do fato importante dela ter um ótimo custo-benefício.

Programas de Lavagem
9
Ciclo
8
Capacidade
6
Consumo de energia
8
Lavagem rápida
8
Tamanho
9
Manuseio e limpeza
9
Recursos extras
9
Prós
  • 12 programas de lavagem
  • Diversos recursos extras
  • Tamanho compacto
  • Facilidade de manuseio e limpeza
  • Funcionamento silencioso
Contras
  • Lataria externa amassa com facilidade
  • Capacidade limitada

Opções de compra

Opções de compra

Programas

Programas

A Máquina de Lavar Electrolux LAC09 se destaca principalmente na quantidade de programas disponíveis. Ainda que ela não tenha capacidade para muita roupa, ela apresenta muita versatilidade nos ciclos de lavagem. Conheça os 12 programas:

  • Pesado/Jeans;
  • Limpeza de cesto;
  • Tira Manchas;
  • Tênis;
  • Edredom;
  • Escuras;
  • Brancas;
  • Coloridas;
  • Cama & Banho;
  • Delicado;
  • Normal;
  • Rápido.

Com essas opções, já dá para cuidar de todos os tipos de roupas da casa. Isso cobre praticamente tudo, e a lavagem por agitação durante o ciclo faz o trabalho pesado.

Agora, uma impressão que tivemos, que inclusive foi corroborada por muitos usuários do aparelho, é que nenhum programa faz muito barulho. No geral, é uma lavadora de roupas bastante silenciosa.

Ciclo

Ciclo

Falando em ciclo, a Máquina de Lavar Electrolux LAC09 traz uma estrutura adaptável conforme cada programa selecionado. Mas o básico é o seguinte:

  1. Enxágue;
  2. Molho + Agitação (parte que é adaptável conforme o programa);
  3. Centrifugação.

Além disso, tem um botão que permite o avanço de etapas, que se mostrou uma “mão na roda” para muita gente. Nos testes, o botão funcionou muito bem. É praticamente um comando para avançar de música.

Depois de um bom tempo de utilização, você vai conhecer bem o funcionamento da máquina e os efeitos nas suas roupas. A partir daí, dá para usar a própria experiência para avançar etapas que considerar desnecessárias.

Capacidade

Capacidade

A capacidade é o principal ponto de discussão nas avaliações. De um lado, há muita gente satisfeita com o funcionamento, a qualidade da lavagem e todos os recursos extras, de outro, reclamações em relação ao tamanho. Não é todo mundo que concorda com a indicação de família média. 

A capacidade oficial é de 8,5 quilos, mas na ficha técnica do produto, o que consta é 3-10 kg. De qualquer forma, é bom considerar os 8,5kg, pois essa é a capacidade “de lavagem”, conforme o próprio fabricante.

Comparativo capacidade máquinas de lavar Electrolux
Comparativo capacidade máquinas de lavar Electrolux (linha LAC)

Como podemos observar no gráfico, a LAC9 (com seus 8,5kg de capacidade) é a menor da linha LAC da Electrolux, sendo a maior a LAC16, com 16kg de capacidade. Se você tem uma família grande ou uma demanda alta de lavagem, talvez seja interessante olhar pra esses outros modelos.

Para dar outro termo de comparação, a capacidade desta máquina também é informada em litros. São 143 litros de capacidade para lavagem. Na nossa opinião, não é tão pouco, mas uma família média pode acabar fazendo fila – principalmente se a demanda de roupas sujas for grande. 

Outro ponto interessante que percebemos – e não fomos os únicos – é que a lavagem de roupa de cama precisa ser realizada por peça. Do contrário, o resultado pode não ser, assim, tão satisfatório.

E um outro detalhe negativo, essa máquina de lavar é indicada para lavar edredom de solteiro apenas. Realmente fizemos um teste com um de casal e não tivemos uma boa impressão. Por isso, é importante entender bem a sua necessidade de lavagem para saber se ela será suficiente para sua realidade.

Consumo de energia

Consumo de energia

Vamos aos números. O consumo médio dessa lavadora por ciclo é de 0,26 KWh. O que é realmente bem baixo. Quem está preocupado com a conta de luz na hora de adquirir a Máquina de Lavar Electrolux LAC09, não precisa mais se preocupar.

Somente para dar aquela noção, uma lâmpada fluorescente comum gasta bem mais que isso, com uma média de 3,5 KWh. Não dá para negar que isso traz um alívio para o bolso dos consumidores.

Nos comentários de quem já comprou também dá para perceber o efeito na conta de luz. Frases como “super econômica” e “excelente custo-benefício” dão aquela noção de satisfação do cliente. Além disso, ela também, recebeu o selo de etiquetagem A, de acordo com o Inmetro.

Lavagem rápida

Lavagem rápida

Toda máquina moderna hoje em dia tem um ciclo rápido, que serve para serviços mais pontuais ou para quem é mais preguiçoso. Na verdade, essa lavadora apresenta até mais de uma opção para ciclo rápido, e o tempo é sempre 19 minutos.

Ou seja, em 19 minutos já dá para repetir a camiseta depois de comprar a Máquina de Lavar Electrolux LAC09. Mas é legal avisar que em caso de roupas muito encardidas ou manchas específicas, talvez não fique tão bem limpo, assim.

Tamanho

Tamanho

Para saber se a lavadora vai caber na lavanderia da sua casa ou apartamento, aqui vão as medidas bem especificadas:

  • Altura: 106 cm;
  • Largura: 54 cm;
  • Profundidade: 62 cm.

Ela é, por exemplo, 6 cm menor de largura do que a Máquina de Lavar Panasonic NA-F120B1W (com capacidade pra 12kg) que também já avaliamos aqui. Uma outra comparação interessante é que ela é a máquina de lavar com menor largura (dos modelos até 12kg).

ModeloLargura (cm)
Electrolux LAC0954
Colormaq LCA1259,2
Panasonic NA-F120B1W60
Consul CWB09BB58
Electrolux LAC1160
Comparativo largura máquinas de lavar até 12kg

Principalmente para quem mora em prédio, também é legal saber o peso da máquina. Então a informação está aqui fresquinha para você: o peso dessa máquina de lavar é 30,5 kg. Relativamente leve.

Falando em espaço na casa e escada de prédio, vale comentar o processo de instalação, também. Nas avaliações, tem mulher orgulhosa falando que não precisa nem de homem para instalar. Mas é claro que não precisa! Qualquer pessoa instala rapidinho.

Manuseio e limpeza

Manuseio e limpeza

Em relação ao manuseio, o painel de operação é bem intuitivo. Qualquer pessoa vai conseguir rapidamente entender como funciona tudo. Basta escolher um dos 12 programas, informar o nível de roupa (são 4 níveis) e pronto. 

Sobre a limpeza, um dos programas da máquina é justamente a limpeza de cesto, que parece facilitar, e muito, a vida de quem limpa. Mas isso é por dentro, por fora é o caso de um pano úmido ou um detergente neutro. Foi o que fizemos e não precisa mais do que isso.

Recursos extras

Recursos extras

Um dos principais pontos positivos e elogiados sobre a Máquina de Lavar Electrolux LAC09 são as funções e recursos extras. Além dos 12 programas, conheça também algumas das opções extras disponíveis:

  • Turbo agitação (para limpezas mais pesadas);
  • Turbo secagem (para secar mais rápido);
  • Reutilização da água (quando aplicável);
  • Avança etapas (para acelerar o processo);
  • Perfect Dilution (para garantir a diluição total dos produtos antes de chegar nas roupas).

Além de tudo isso, essa máquina ainda conta com um Dispenser Multiuso, que pode ser utilizado como uma espécie de compartimento para guardar roupas limpas ou armazenar produtos de limpeza.

Dá para ver nas avaliações que a galera utiliza esse Dispenser Multiuso de várias formas, como o próprio nome já indica. Nos nossos testes, parece que produtos e roupas limpas são perfeitos para o espaço, mas é verdade que o compartimento abre espaço para a criatividade.

Conclusão

Vale a Pena Ter a Máquina de Lavar Electrolux LAC09?

A compra é altamente recomendável, mas somente se a sua demanda de roupas sujas (contando com a sua família) não for tão grande. Se sim, talvez seja interessante buscar uma máquina mais robusta. Mas considerando um baixo consumo, uma família pequena ou quem mora sozinho, o aparelho vai dar conta numa boa.

Se o tamanho atender o consumidor, certamente ele estará bem servido com todos os programas, níveis, etapas de ciclo, personalização e funções extras que vêm no pacote. Não será uma surpresa se a Máquina de Lavar Turbo Economia Electrolux virar a nova “camisa 10” da sua lavanderia.

João Baptista
João Baptista

Criador e idealizador do Pesquisei Comprei. Tenho o maior orgulho desse projeto e de como as nossas avaliações sinceras já ajudaram milhares de pessoas a escolherem os melhores produtos. Sou apaixonado por avaliar e testar produtos, e depois compartilhar minha opinião com outras pessoas.

O que achou das nossas recomendações? Deixa sua mensagem:

Deixe um comentário

Sua pontuação total

Sobre Nós

O www.pesquiseicomprei.com.br foi fundado em Agosto de 2021, durante a pandemia. E nasceu com um objetivo: ser o maior site de recomendações de produtos do Brasil.

 

De lá pra cá, já crescemos e conquistamos muita coisa, mas ainda existe muito trabalho pela frente. 

 

Todas as nossas análises são feitas por pessoas e para pessoas. Valorizamos muito a qualidade do conteúdo que publicamos e esperamos que nossas recomendações possam te ajudar a escolher os melhores produtos. 

Quando você compra por meio de links em nosso site, podemos ganhar uma comissão de afiliado sem nenhum custo para você.

© 2018-2023 www.pesquiseicomprei.com.br. Todos os direitos reservados.

Mapa do Site

Pesquisei, Comprei
Logo