Opções de compra
Velocidades
Apesar de alguns lugares darem a entender que o Mixer Electrolux EIB10 tem 3 velocidades (duas normais + a função turbo), a verdade é que são apenas duas: a velocidade “normal” a função turbo, que aumenta levemente a potência do aparelho.
Não ter um nível de regulagem de velocidade é um ponto negativo do aparelho, principalmente por dois fatores:
- Você não consegue controlar para iniciar o uso do mixer de uma forma mais leve e ir aumentando com o tempo (como fazemos com batedeiras ou liquidificadores)
- Dependendo do alimento e da quantidade que você colocar no mixer, poderá vazar, já que não é possível fazer a regulagem da velocidade.
No fim das contas, você irá utilizar a velocidade normal do aparelho para a maioria dos casos, como frutas, legumes, e alimentos com consistência moderada/resistente. Já a função turbo, será para preparos mais difíceis, como triturar grãos e para alimentos mais fibrosos.
Aqui é importante fazer uma recomendação na hora de utilizar a função turbo: talvez seja legal dar aquela picada no alimento antes de partir para a trituração, pois a potência não é tão alta e o mixer pode não aguentar. Não ache que a função turbo irá fazer “milagres”.
Potência
A questão da potência é realmente algo que vale a ponderação. Todo o pacote é muito completo, com diversos acessórios, três velocidades, bom material e tudo mais. Mas falta potência. Nos testes com alimentos mais rígidos, se não cortar antes, não vai.
Para quem prepara aquele banquete mais pesado com ajuda de mixer, é super normal ter que reduzir alguns alimentos mais fibrosos antes de bater. Faz parte, mas definitivamente é algo que precisa ser falado aqui.
A potência do aparelho é de 400W. Existe menos no mercado, como os modelos de 250W que servem mais para drinks do que receitas. O Mixer Electrolux EIB10 é o modelo de entrada da marca, se você precisar de mais potência, o EIB20 tem 600W e o IBP70 com 700W (óbvio que esses dois aparelhos também são mais caros).
E como deu para ver na parte de prós e contras, não fomos os únicos a reclamar da potência. Muita gente também não se mostrou satisfeita com isso – mas está longe de ser a maioria. Para uma utilização normal, em drinks e pequenas receitas, esse aparelho não vai deixar a desejar.
Durabilidade
A durabilidade de um aparelho doméstico está diretamente relacionada com a maneira de utilização da família. Isso é um fator variável sempre imensurável, mas a durabilidade também tem a ver com a qualidade do material dos produtos. E nesse ponto, o misturador da vez manda bem.
O Mixer Electrolux EIB10 tem os materiais acessórios produzidos com polipropileno resistente e tratado para garantir zero ameaça à saúde. O plástico utilizado na fabricação é:
- Livre de BPA (Bisfenol A, que faz mal à saúde);
- Livre de parabenos (conservantes contra fungicidas, mas que também fazem mal a saúde de quem utiliza).
A qualidade do fabricante novamente entra em cena nesse caso, e garante uma longa vida útil ao produto. A Electrolux não somente é um dos maiores nomes do mercado de eletrodomésticos, como também faz parte da história deles.
Além da durabilidade, também tem a questão da resistência, e a boa notícia é que este também foi um ponto elogiado por alguns usuários. Parece que o material é de confiança, duro, resistente, pronto para qualquer missão gastronômica.
Praticidade
Na hora de cozinhar, tudo que é mais prático é melhor. É o caso aqui. Um dos maiores alvos de elogios em relação a esse produto é justamente o manuseio, tanto na hora de aplicar o aparelho nas receitas, como na hora de lavar tudo.
O próprio aparelho, assim como a maioria de seus acessórios são facilmente desmontáveis, o que facilita para fazer as combinações especiais para cada ingrediente, e também ajuda a separar tudo na hora de lavar ou colocar na máquina lava-louças.
Não há nenhuma restrição sobre lavar na máquina, mas isso não se aplica a parte do motor do aparelho, claro. Essa você vai limpar somente com um pano úmido, quando muito, um detergente neutro, juntamente com um pano úmido. O lado bom é que essa é a parte que menos suja.
Acessórios
Os acessórios do Mixer Electrolux EIB10 são bem completos. Com as combinações certas, dá para fazer um pouco de tudo na cozinha com esse aparelho. Veja a seguir o que vem no pacote:
- Copo 600ml transparente;
- Mini processador de alimentos;
- Batedor de claras.
Além disso, também acompanha o manual de instruções, mas que de verdade, nem será utilizado. O mixer é muito simples de mexer e usar, provavelmente você não terá maiores dificuldades.
O kit parece agradar bastante quem já comprou e testou. Frases como “tudo o que eu esperava” e “valeu a compra” podem ser encontradas em meio às avaliações. Mas ainda assim, muita gente reforça que o aparelho é bom para pequenos preparos. Lembre-se disso!
Comparativo entre mixers da Electrolux
Conclusão
Vale a Pena Ter o Mixer Electrolux EIB10?
O que temos na mão é um pacote completo de auxílio na cozinha para receitas não tão pesadas. O Mixer Electrolux EIB10 é altamente recomendável para quem busca praticidade na cozinha. Desde o início do processo de preparo, até a hora de lavar a louça, esse kit ajuda com tudo.
A potência pode não ser das mais altas, mas a tecnologia TruFlow compensa com uma significativa redução na formação de bolhas de ar, o que resulta em uma consistência mais macia e homogênea. Uma ferramenta poderosa para qualquer “metido a chef” ou aspirante!
Lembre-se que este mixer é um modelo de entrada da Electrolux. Caso tenha o objetivo de usar o aparelho para preparar receitas mais densas, que demandam uma maior potência, talvez vale a pena investir em um mixer mais “avançado”.