Opções de compra
Sensibilidade
A parte da sensibilidade o principal quesito de avaliação de um mouse, sem um bom nível de sensibilidade, praticamente nada mais importa. O Mouse Gamer Logitech G403 HERO tem um dos seus destaques justamente no alto DPI e CPI, que têm tudo a ver com a qualidade do sensor, mas tem mais.
Seu sensor HERO 25K apresenta as seguintes características:
- Rastreamento 1:1;
- DPI de 100 – 25.600;
- CPI de 200 – 12.000;
- Taxa de transmissão de 1.000 Hz (1ms);
- Microprocessador ARM de 32 bits.
O rastreamento está diretamente relacionado com a posição do cursor, e precisa ser 1 para 1, mesmo. DPI significa Dots per Inch, que são os “pontos por polegada” que o sensor consegue captar, assim como o CPI (onde o C vem de Count), quanto mais, melhor. A taxa de transmissão está bem na média, e o microprocessador não vai fazer feio.
Aceleração
Principalmente para jogos FPS (First-Person Shooters), aqueles em que você anda com a arma pelos mapas, a aceleração é extremamente importante, pois além de ser sensível, precisa ter velocidade, e chegar rápido nessa velocidade.
Em nossas análises, o mouse Logitech G403 HERO foi testado a mais de 40 G, o que já é ótimo para a categoria e um verdadeiro absurdo para um mouse padrão. Ok, a aceleração está garantida, mas e a velocidade? Bom, este é outro quesito que não vai decepcionar.
A velocidade tem a ver com um indicador chamado IPS, ou Inches per Second, que significa polegadas por segundo. De novo: quanto mais, melhor. O mouse gamer foi testado a mais de 400 IPS, e isso não é nada mau. Nas avaliações sobre o produto, não é difícil encontrar elogios ao desempenho FPS do aparelho.
Botões personalizáveis
Um poder de memorização é altamente útil para jogos mais complexos, o mouse gamer HERO G403 garante um alto nível de personalização, com simplesmente seis botões personalizáveis, e memória interna para lidar com tudo isso.
Além dos clássicos botões frontais de qualquer mouse, que você já clicou milhares de vezes hoje, esse periférico traz mais dois botões laterais e um superior, que também funciona como scroll. Aqui vale uma nota: mesmo havendo reclamações sobre o scroll, parece que em jogos ele nunca falhou.
Com o software do produto em mãos, você instala no computador e faz todas as customizações que preferir, e pode mudar depois, se quiser. É tudo muito simples e intuitivo. Na nossa equipe tem gente que muda a configurações dos botões, por jogo!
O software também é o lugar para mexer nas cores, no entanto, não vale a pena testar uma por uma, porque são mais de 16,8 milhões. Vale lembrar que não é obrigatória a instalação desse software, para começar a jogar, só precisa conectar ao computador.
Peso
Um dos aspectos mais elogiados pelos gamers nas avaliações sobre este mouse foi a questão da leveza. Além de já ser super leve, ainda é possível remover um peso adicional de 10g, caso você prefira o seu periférico mais leve. Ou seja, dá para jogar com apenas 87g.
É praticamente um “nada” na mão. E falando em mão, também vale ressaltar a parte ergonômica da coisa. Olhando de frente para o mouse, na altura dos olhos, dá para perceber que encaixa uma mão, certinho. Não é simétrico, rola aquele rebaixamento para o canto da mão.
Pode não parecer, mas apesar de toda a tecnologia envolvida, pontos mais físicos, como leveza e formato acabam sendo extremamente importantes com o passar do tempo. A lógica é simples: com um mouse gamer bom, você vai ficar horas jogando, e é justamente depois de horas que possíveis dores podem aparecer.
Compatibilidade
A compra de um periférico para o computador sempre vai envolver vários pontos de atenção, e um dos principais é a conectividade. O mouse gamer Logitech G403 HERO parece ter prestado atenção nesse quesito, pois suas conexões cobrem tudo:
- Mac OS 10.11 ou mais moderno;
- Windows 7 ou mais moderno;
- Entrada USB.
Hoje em dia é difícil encontrar uma configuração de PC que fuja desses pontos de conexão para um mouse gamer. Se houver qualquer problema na hora de colocar para funcionar, o melhor caminho é baixar o software e instalar no computador.
G403 Vs. G502 Vs. G203
Comparamos o mouse G403 Hero da Logitech com outros mouses da mesma linha da empresa. O G502 (um modelo superior) e o G203 (um modelo inferior). Confira na tabela abaixo:
No fim das contas, o G502 acaba sendo o modelo mais robusto, porém, o mais caro também. Na verdade, se analisarmos o custo X benefício, o G403 Hero é uma ótima opção, já que entrega uma série de características similares ao modelo superior, como a resolução e o peso extra.
Conclusão
Vale a pena ter o Mouse Gamer Logitech G403 HERO?
Como a nossa análise não é a definitiva, nós sempre levamos em conta a opinião de quem já comprou e utilizou o produto. E juntando tudo isso, pudemos chegar à conclusão de que o mouse gamer Logitech G403 HERO é bom, sim, e vale totalmente a pena.
Para começar, é difícil encontrar um comentário negativo na internet. Não que não tenha, mas as positividades superam com bastante margem. No uso, a sensação que fica é que somente os mouses bem mais caros poderiam superar seu desempenho.
Falar de custo-benefício é sempre muito fácil quando uma coisa é barata, mas nesse caso, o preço mais acessível só pode ser explicado pela presença do fio ou uma demanda insana, porque o mouse gamer é realmente muito completo, e vai bem mais longe do que o “primeiro mouse de um jogador”. Recomendamos!