Se você está pesquisando pela melhor bicicleta elétrica, seja bem-vindo (a) ao nosso guia de compra que irá te ajudar. Confira!
# | Produto | Descrição | Preço | Ver |
1 | Goldentec GT MOB | Melhor bicicleta elétrica custo-benefício | $$$ | |
2 | Duos Confort 800W | Mais potência | $$$$ | |
3 | Caloi Easy Rider | Boa para iniciantes | $$$$$ | |
4 | Skape S | Melhor e-bike dobrável | $$$$$ |
Contar com uma bicicleta elétrica na rotina pode ser útil de diversas formas. Afinal, uma e-bike não só te ajuda a se locomover com maior praticidade, como também faz bem tanto para a sua saúde, quanto para o meio ambiente e o tráfego da cidade.
Você pode abrir mão do transporte público para ir ao trabalho sem precisar de muito esforço, por exemplo. Bem como pode aproveitar momentos de lazer, pedalando ou não.
As vantagens de se ter uma e-bike são muitas. Contudo, é preciso ter certeza de qual modelo irá atender melhor as suas necessidades, para não se arrepender depois, já que se trata de um produto com valor alto.
Então, se você chegou aqui exatamente porque quer entender bem como comprar a melhor bicicleta elétrica, com certeza iremos te ajudar! Siga a leitura para entender tudo sobre este tipo de magrela.
As 4 melhores bicicletas elétricas
Goldentec GT MOB
A Goldentec GT MOB é a bicicleta elétrica barata que você estava procurando. Analisando apenas o valor, pode não parecer tão em conta assim. Mas considerando a categoria, é um bom investimento para quem busca o melhor custo-benefício.
Seu modelo conta com motor pedelec de 350W e possui botão de piloto automático, que mantém a velocidade constante. Quanto a bateria de lítio, possui 6000 mAh e, além de ser bivolt, conta com autonomia de 20 Km com apenas 1 carga, que pode ser monitorada no painel de LED.
Esta e-bike da Goldentec também possui a segurança do freio a disco, luzes de sinalização para o freio e farol, pesa apenas 16 quilos e suporta até 120 kg.
Para ficar ainda mais prática, a GT MOB é uma bicicleta elétrica dobrável. Ou seja, é portátil para carregar e guardar.
Avaliações relevantes sobre a Goldentec GT MOB
Produto é bem fácil de dobrar e desdobrar, uso para trabalhar e deixo embaixo da minha mesa. Um meio de transporte bem útil.
Avaliação feita em 28/12/2020 no site Amazon
Tá aí um produto que revolucionou a minha vida! Prática de usar e de guardar, cabe num cantinho da lavanderia, saio com ela do prédio de modo fácil e ágil!
Avaliação feita em 13/01/2021 no site Amazon
Características Técnicas
- Dobrável
- Motor: assistido (Pedelec) 350 W
- Bateria: lítio 6000 mAh
- Velocidade máxima: 25 km/h
- Tempo de carga: 3-4 horas para carga total
- Voltagem: bivolt
- Iluminação: LED frontal e luz de freio
- Freio: a disco
- Display: indicação de carga
- Aro: 14
- Peso: 16 Kg
- Peso máximo suportado: até 120 Kg
Vídeo review da Goldentec GT MOB
Duos Confort 800W
Se você precisa de uma bike elétrica mais potente, aposte na Duos Confort 800W.
Seu modelo conta com 4 baterias de 12V, somando ao todo 48V. Além disso é equipado com buzina, alarmes com 2 controles remotos, farol de LED com velocímetro, chaves liga e desliga e paralamas com refletor traseiro.
Quanto a recarga é bivolt, e é possível acelerar por pedal assistido ou acelerador.
Vale lembrar que a Confort 800W se enquadra no perfil de ciclomotor. Portanto, é necessário que o ciclista possua CNH categoria A ou ACC (Autorização de Condução de Ciclomotor).
Características Técnicas
- Motor: assistido (Pedelec) e acelerador, 800 W
- Bateria: 4 baterias de 12V 12 Amp Total: 48V
- Velocidade máxima: 25 a 35 Km em média
- Tempo de carga: não informado
- Voltagem: bivolt
- Iluminação: farol de LED com velocímetro, paralamas com refletor traseiro
- Freio: traseiro: a tambor, dianteiro: V-brake em alumínio
- Buzina
- Alarme com 2 controles remotos
- Aro: 26
- Peso máximo suportado: até 90 Kg
Caloi Easy Rider
Caso você esteja iniciando no mundo das e-bikes, então a Caloi Easy Rider é uma boa pedida para começar.
De acordo com a própria fabricante, este é um modelo de entrada. Possui 5 níveis de assistência, motor 350W com Pedelec, e sua bateria de lítio removível, quando usada no modo ECO, possui autonomia de até 60 km.
Para maior segurança, a bicicleta elétrica da Caloi conta com grau de proteção IP54 para rodar na chuva, e freios a disco hidráulicos da Shimano. Além disso, ela também conta com bagageiro que suporta até 20 kg.
Características Técnicas
- Motor: assistido (Pedelec) 350 W
- Bateria: lítio com capacidade de 10,4 Ah
- Velocidade máxima: 25 km/h
- Tempo de carga: não informado
- Autonomia: até 60 km no modo ECO
- Bagageiro
- Freio: hidráulico Shimano MT200
- Índice de proteção: IP54
- Aro: 27,5
- Peso máximo suportado: até 100 Kg
Vídeo review da Caloi Easy Rider
Skape S
- Motor XD 36V 350W Geared Motor e Bateria 36V 7Ah / 252Wh / 18650 Li-ion Samsung
- Pneus: CST 20X2.125 - adequado para suavizar ruas esburacadas
- Piloto Automático, mantém a velocidade sem necessidade de pedalar Arrancada em subidas
- Carga máxima ciclista + bagagem de 120 kg e Altura máxima do ciclista de 1,85m
- Tempo de recarga: 3 a 4 horas
A Skape S finaliza a nossa lista como a melhor e-bike dobrável. Seu modelo cheio de estilo é leve, muito versátil e fácil de carregar e guardar.
Com motor de 350W com pedal assistido, possui também modo de piloto automático que mantém a velocidade constante, sem precisar pedalar. Outro diferencial é o botão “Walk Assistence”, que mantém o motor ligado em velocidade máxima (6 km/h) para ajudar nas subidas.
Quanto a bateria de lítio leva até 4 horas para recarga e possui autonomia média de 25 km ou até 40 km.
Avaliações relevantes sobre a Goldentec GT MOB
BICICLETA TOP. Motor forte, quadro resistente, design lindo, bateria de qualidade e durável (Samsung). Após 10 meses já rodei 1500km. Utilizo para ir para o trabalho quase todos os dias. Estou bastante satisfeito.
Avaliação feita no site EP Power
Melhor bike elétrica no mercado. Leve, compacta, dobrável, motor potente e design limpo e discreto perfeito para uso dia a dia!
Avaliação feita no site EP Power
Características Técnicas
- Dobrável
- Motor: assistido (Pedelec) 350 W
- Bateria: lítio 36V 7Ah 18650 Li-ion Samsung
- Velocidade máxima: 25 km/h
- Tempo de carga: 3-4 horas para carga total
- Autonomia: média de 25 km ou até 40 km
- Tempo de carga: 3-4 horas
- Freio: a disco mecânico
- PAS com 5 níveis
- Peso máximo suportado: até 120 Kg
Vídeo review da Skape S
Estas foram as nossas indicações com as melhores bicicletas elétricas do mercado. Confira agora dicas para fazer a melhor escolha.
Bicicleta elétrica x bicicleta comum: qual a diferença?
Esta pode parecer uma resposta meio óbvia, mas que vale a explicação. A diferença entre uma bicicleta elétrica e uma comum está no funcionamento, já que uma e-bike possui motor e bateria.
Existem dois tipos de motores de bike elétrica, os quais detalharemos mais à frente, que permitem aos ciclistas se locomoverem pedalando ou não. Sendo assim, é uma ótima opção para quem quer e/ou precisa poupar esforços.
E a diferença entre bicicleta elétrica e motorizada?
Você pode ter dúvidas quanto a diferença de uma e-bike para uma bicicleta motorizada, mas iremos esclarecer isto agora!
Esses dois modelos são bem parecidos. Ambos são práticos meios de transporte e mais baratos do que uma moto, por exemplo. Contudo, uma bicicleta elétrica é movida através da bateria carregada por energia, enquanto a bike motorizada depende de combustível para funcionar.
Ou seja, uma é ecologicamente correta, uma vez que não libera poluentes no ar, e a outra contribui com a poluição.
A título de curiosidade, os modelos elétricos atingem uma velocidade média de 25 km/h, enquanto os motorizados chegam a 50 km/h.
Como escolher a melhor bicicleta elétrica?
Até aqui você já pôde conferir as nossas sugestões de compra e também entendeu melhor o que é uma e-bike. Agora, chegou a hora de entender melhor o que considerar e analisar na hora de fazer a sua escolha.
Em primeiro lugar, é muito importante priorizar as suas necessidades. Afinal, além do valor da bike em si, ao longo do tempo também será preciso gastar com manutenção. Vale lembrar também da importância de se usar equipamento de proteção, como o capacete, durante o uso.
Coloque todas estas despesas na ponta do lápis e pense bem se é um valor que você se dispõe a pagar em troca dos benefícios que terá.
Depois disso, analise se o trajeto que você pretende fazer com a bicicleta elétrica não é longo demais e você irá desanimar com o tempo, porque, mesmo com a ajuda do motor, pode ser cansativo.
É preciso ter CNH para bicicleta elétrica?
Eis uma dúvida de muitas pessoas, que pode ser sua também.
De acordo com a Resolução N° 465 de 2013 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), ficou definido uma legislação para cada tipo de bicicleta elétrica. São elas:
- E-bike com pedal assistido (Pedelec): a bateria deve ter até 350W, e só pode atingir a velocidade máxima de 25 km/h. Sendo assim, o ciclista fica isento dos impostos de IPVA e do Seguro Obrigatório (DPVAT).
E-bike com acelerador: o modelo se enquadra como um ciclomotor, portanto, é necessário que o ciclista tenha a categoria A da CNH, ou Autorização de Condução de Ciclomotor (ACC), faça emplacamento e pague impostos.
Motor: pedal assistido ou acelerador?
Como explicado acima, o tipo de motor da bicicleta elétrica muda as exigências feitas para os ciclistas. A diferença entre os dois está no modo como oferecem propulsão, ou seja, como ele te ajuda a se esforçar menos durante as pedaladas. Entenda as características de cada um:
- Pedal assistido ou Pedelec: este motor funciona em conjunto com as pedaladas, sendo que conforme o ritmo diminui, ele ativa e fornece impulso para a e-bike continuar rodando. Contudo, isso não dispensa os pedais, apenas poupa o esforço do ciclista;
- Pedal acelerador: já este modelo não depende de pedaladas para funcionar. Através da bateria, basta o ciclista controlar a aceleração da e-bike pela manopla, sem esforço algum.
Um outro ponto a analisar em relação aos motores é em relação a potência, e tudo deve estar alinhado às suas necessidades. Por exemplo, versões de 250W atendem bem caminhos sem grandes dificuldades, desde que motor e pedais trabalhem juntos. Por outro lado, se o percurso que você pretende percorrer contar com subidas muito íngremes, por exemplo, dê preferência para potência a partir de 350W.
Tipos de bateria
Em relação à bateria, também existem dois tipos nas e-bikes: de chumbo e de lítio.
A vantagem das baterias de chumbo é o seu preço mais em conta. Contudo, demoram mais tempo para carregar, por volta de 6 a 8 horas, além de serem mais pesadas, cerca de 10 Kg. Também possuem uma vida útil menor, durando em torno de 400 recargas.
Já as baterias de lítio, as mesmas dos celulares, são mais leves, cerca de 1 a 3,5 Kg, recarregam mais rápido, em até 4 horas, e duram muito mais tempo, em torno de 1000 recargas. Porém, são bem mais caras.
A diferença de preço entre elas pode ser algo em torno de R$350,00 (chumbo) e R$850,00 (lítio).
Tudo sobre as melhores bicicletas elétricas
Por fim, esperamos que o nosso artigo te ajude a fazer a escolha certa da melhor bicicleta elétrica para você. Conhece alguém que também deseja uma? Então, compartilhe o nosso post. E se esse modelo não for o ideal, confira nossa lista com as melhores bicicletas para iniciantes ou as melhores bicicletas para trilhas.
E recapitulando, veja uma tabela com as 4 melhores bicicletas elétricas que recomendamos neste artigo:
Ola! A bateria da GT MOB fale em 6000 mAh. O que isso quer dizer, já que as outras dizem em 7Ah, 8 Ah?
Obrigada
Oi Yerma, tudo bem?
A sigla mAh se refere a miliampere-hora, que é a autonomia de duração da bateria. No caso da GT MOB, os 6000 mAh permitem que ela rode aproximadamente 20km. Obrigada pelo seu comentário. ???? Qualquer outra dúvida, estamos à disposição.